Conheça alguns mitos relacionados com os cabelos brancos
ter cabelos brancos é normal?
É natural que os fios brancos surjam em determinada altura das nossas vidas, independentemente da textura ou cor original dos seus fios de cabelo. O mais comum é que os fios brancos comecem a aparecer por volta dos 35 anos. Mas podem surgir bem mais cedo, quando há predisposição genética para tal – há pessoas que ficam totalmente grisalhas aos vinte e poucos.
Este processo ocorre com toda a gente e faz parte do ciclo natural da vida. Ainda que ele apareça mais cedo em algumas pessoas do que em outras, é normal que em algum momento os fiozinhos brancos comecem a surgir.
Os fios brancos geram diversas dúvidas sobre a prevenção e causas. Para desvendar os mitos e verdades sobre esse tema, leia este post.
secura
fios brancos são mais secos
Verdade. Os fios brancos são mais secos, ásperos e frágeis. Na maioria das vezes, o cabelo grisalho possui cutículas abertas e, por isso, perde os nutrientes e outros componentes com mais facilidade. Além de conferir cor, a melanina influencia a hidratação e maciez do cabelo, portanto é normal que os cabelos brancos sejam mais ressequidos, com textura irregular e também mais quebradiços. O pigmento protege o cabelo das agressões exteriores, portanto com menos melanina o cabelo branco fica mais frágil e a necessitar de cuidados. A hidratação é essencial e pode melhorar o aspeto com passos simples:
- Use shampoo próprio
- Proteja o cabelo do sol
- Aposte na hidratação profunda semanal com manteigas ou óleos vegetais
- Tenha cuidado com o calor

Arrancar cabelos
se eu arrancar um fio branco, nascem dois nesse local
Mito. É comum ouvirmos que “ao arrancar um cabelo branco, nascem dois”. Não passa de um mito pois, na verdade, todos os fios que nascem brancos, mesmo se arrancados, vão continuar a nascer brancos. O processo ocorre progressivamente, pelo que outros fios de cabelo vão acabar por ficar igualmente brancos. A crença tem origem aí: ao arrancarmos o primeiro fio branco, quando nos apercebemos já surgiram outros, que iriam aparecer de qualquer forma. A ser verdade, conseguiríamos mais volume dessa forma, certo? Além disso, arrancar fios de cabelo pode danificar a raiz e comprometer o crescimento do cabelo.
Luzes
Luzes são uma ótima alternativa para disfarçar brancos!
Verdade. Luzes no cabelo disfarça bastante bem os brancos e cria um efeito super bonito. Quem sabe não está na altura de mudar o visual com iluminação? Opte por mechas bem fininhas, que comecem no topo da cabeça e variam um pouco a altura. A melhor cor para as luzes é aquela que, misturada com os fios brancos, se camufla melhor e deixa um resultado mais natural. Quanto mais claras forem as mechas, mais fácil será disfarçar os brancos e conseguir um resultado mais natural.
BRILHO
Cabelo grisalho não tem brilho
Mito. Cabelo branco pode ter brilho, vitalidade e uma aparência saudável. Como é um fio mais áspero, mais opaco e com tendência a ficar mais seco, o truque é apostar em hidratações semanais com cremes específicos para esse tipo de cabelo.
stress
o stress influencia no aparecimento dos fios brancos
Verdade. A velha frase “estás a deixar-me com cabelos brancos” adapta-se perfeitamente à realidade. Os hormónios produzidos pelo stress podem reduzir a pigmentação dos fios, originando os cabelos grisalhos. Para retardar o envelhecimento natural do cabelo, procure manter um equilíbrio emocional e um estilo de vida mais saudável.
cabelo amarelado
O cabelo branco pode ficar amarelado
Verdade. Tal como os fios descoloridos artificialmente, os cabelos grisalhos também sofrem oxidação natural e podem originar um efeito amarelado. Para contrariar esse efeito, evite a exposição excessiva do cabelo ao sol e à piscina e use um protetor térmico para o calor.

Colorir acelera o cabelo branco
Pintar o cabelo acelera o aparecimento de fios brancos
Mito. Se a coloração for realizada de forma adequada, o processo não oferece qualquer perigo ao cabelo e não tem relação alguma com a perda de pigmento dos fios. Opte por uma coloração sem amónia, para garantir uma cor mais bonita e duradoura. Também não é verdade que só pode usar coloração permanente para cobrir os brancos. Algumas colorações semipermanentes podem ser uma excelente opção para quem ainda não tem quase todos os fios brancos.