Cronograma Capilar
Como elaborar o meu?
Para começar a montar o seu Cronograma Capilar, é importante entender capa etapa do tratamento e do que o seu cabelo necessita.
O seu Cronograma será feito em 3 dias por semana. O ideal é ter um intervalo de 48h entre cada etapa. Um exemplo: Você lavou o cabelo na segunda-feira e fez uma etapa do cronograma, a próxima lavagem e etapa será na quarta-feira, e depois na sexta-feira.
Etapas
Hidratar, nutrir e reconstruir
Hidratar, nutrir e reconstruir – são estes os três princípios base do Cronograma Capilar. O fio capilar é uma estrutura porosa e que facilmente se degrada. As cutículas capilares são a camada externa do fio de cabelo e assemelham-se a escamas de peixe que, num cabelo saudável, estão fechadas e alinhadas. Para que se mantenham assim, há três premissas que têm de se verificar:
1 – Hidratar
O cabelo tem de estar hidratado, com os níveis de água repostos no fio de cabelo. Nesta fase, devemos apostar em Máscaras de Hidratação;
2 – Nutrir
Depois de hidratado, o cabelo tem de ser “alimentado”, pois devem ser repostos todos os nutrientes da fibra capilar. Os produtos ideais para este fim serão uma Máscara de Nutrição;
3 – Reconstruir
Finalmente, toda a estrutura da cutícula é reconstruída e são preenchidas todas as “falhas” com proteínas e aminoácidos. Para alcançar este objetivo, deve ser utilizada a Máscara de Reconstrução.
Cuidados
Quais os cuidados a ter no cronograma capilar?
Se lavar o cabelo mais de três vezes por semana, tenha em consideração que, entre a aplicação de cada máscara, devem passar no mínimo 48h. Nos outros dias, deve lavar o cabelo normalmente – aplicar o champô, enxaguar, aplicar o amaciador, enxaguar.
Como fazer
Passo a passo do cronograma capilar
1º Passo: Identifique a necessidade do seu cabelo
Antes de começar a fazer o cronograma capilar, é preciso compreender o que seu cabelo pede. Se ele se embaraça com facilidade, está com muitos fios arrepiados e sem brilho, precisa de mais etapas de nutrição.
Se o caso for ressecamento, falta de movimento e aspereza ao toque, precisa de mais sessões de hidratação.
Se tiver sofrido alguma agressão recentemente, estiver quebradiço e com menos densidade, deve investir na reconstrução.
2º Passo: Escolha os produtos corretos para o cronograma capilar
É muito importante selecionar os ativos presentes nos cosméticos para obter todos os efeitos do cronograma capilar. Veja aqui o nosso primeiro artigo sobre o Cronograma Capilar para conhecer quais os ativos a utilizar em cada etapa.
3º Passo: Faça uma agenda mensal de tratamento
Programe-se para fazer os tratamentos que o seu cabelo mais precisa de forma a que um complemente o outro. Inicie sempre pela hidratação.
O cronograma capilar tradicional estabelece 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução por mês. Mas, no caso de o seu cabelo precisar mais de nutrição que hidratação, por exemplo, pode aumentar o número de uma e reduzir o da outra.
Como fazer
Teste de Porosidade
O cronograma capilar pode ser feito de acordo com as características dos fios e o que necessita para se manter nutrido. Uma boa forma de saber se o seu cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução é fazer o teste da porosidade do fio, colocando um fio de cabelo dentro de um copo com água. Se o fio boiar, ele precisa de hidratação, se ficar no meio significa que precisa de nutrição e se afundar precisa de reconstrução.
Com um tratamento completo de cronograma capilar, o seu cabelo ficará reconstruído, hidratado e nutrido de uma só vez e com a saúde em dia.